terça-feira, 19 de junho de 2012

Criação- entrevista exclusiva com Thor Matsusaki

Oi galera! Lembra do post que fiz sobre a visita que fiz a agência de publicidade AlmapBBDO em São Paulo? Então...

Lá eu conheci o thor, profissional de criação da agência, mantive contato com ele através do facebook e decidi fazer um post sobre a área de criação, pois tenho certeza que muitas pessoas curtem esse assunto.

Decidi dar uma apelada pro Wikipédia pra dar uma melhor definição :p

Criação publicitária é o processo de confecção de peças e campanhas publicitárias, com intuito comercial, institucional, política, educacional, governamental, artística, etc, para a a promoção ou venda de um produto, uma marca, uma empresa, um objeto, ou um serviço. Entre os objetivos, destacamos a intenção de despertar o desejo de compra do consumidor, o fortalecimento de uma marca em relação aos seus concorrentes, a criação de uma imagem pública favorável.
A criação publicitária trabalha basicamente com dois tipos de informações. Um é de ordem subjetiva, ou seja, o conjunto de vivências e experiências pessoais de cada profissional, as quais irão determinar a eficiência na resolução de um problema de comunicação e a associação de idéias no processo de criação. O outro é o briefing, que seria o banco de dados, sobre o qual o profissional de criação irá trabalhar.

O setor de criação publicitária, dentro de uma agência de publicidade e propaganda, é a área onde são elaboradas as campanhas publicitárias, envolvendo vários meios de comunicação: o comercial de televisão; os anúncios de mídia impressa (revistas e jornais basicamente); as mídias externas (outdoors, busdoors, frontlights, backlights, entre outros); as peças de marketing direto (folders, malas-diretas, folhetos...); materiais promocionais (camisetas, bonés, brindes diversos); banners; cartazes; entre diversos outros recursos de comunicação.

A metodologia atualmente aplicada nesse setor compreende as duplas de criação, onde um diretor de arte e um redator trabalham juntos na criação de soluções de campanha das diversas peças. Ainda temos o diretor de criação, responsável pela coordenação de todas as campanhas e profissionais do setor; o revisor, responsável pela avaliação e liberação de todo material lingüístico; o arte-finalista, responsável pelo estúdio de arte final, onde as peças gráficas são finalizadas antes do envio para a gráfica ou as produtoras de vídeo, que produzirão o material final. Temos ainda o produtor gráfico, que fará o intermédio entre criação, atendimento, mídia e fornecedores (gráficas, produtoras diversas).

Cada peça gráfica possui características próprias. Assim as técnicas de criação são as mais diversas. Porém o que mais conta será a capacidade de elaborar determinada peça a fim de gerar empatia e ação de compra no consumidor. A criação publicitária tem sempre o objetivo de comunicar um conceito, associado a um produto, com a finalidade de vender esse produto a um público específico.

Agora a definição de um profíssional da área, Thor Matsaki :


A criação é a parte da agência onde se tentamos vender os produtos do cliente da forma mais inusitada possivel. Nós acreditamos que se o produto for anunciado de uma forma irreverente, ele venderá mais.
Eu considero a criação a parte mais importante e glamourosa dentro de uma agência, pois é nesse setor que damos vida ao pedido do cliente. Sem a criação, não existiria anuncio, filme, spot e as vezes até produtos.




Pra dar uma inspiraçãozinha, decidi fazer umas perguntas pra ele, nada melhor do que perguntar para um profissional da área!
Como já disse, o nome dele é Thor Matsusaki e eu fiz uma pequena entrevista com ele que vocês conferem logo abaixo :


*Quando e como você decidiu que queria ser da área de criação?

Eu decidi entrar pra criação, quando tinha 8 anos de idade. Meu pai era diretor de arte, e eu sempre acompanhei o trabalho dele. Daí decidi fazer a mesma coisa.

*Qual foi o seu primeiro contato com a publicidade

A primeira agência que eu tive contato foi a DPZ em 83 e depois de 10 anos comecei a trabalhar nela. Meu pai era diretor de arte lá.
Entrei na DPZ como office boy e fiquei lá de abril de 1993 até  julho de 1999.
Sai de lá como assistente de arte.

*Faz quanto tempo que trabalha na Almap?

Eu entrei na Almap em novembro de 2002.

*Dá uma dica pra quem quer seguir a área de criação?(o que a pessoa precisa saber/ter)
Para ser criativo, precisa ter uma mente aberta, gostar de criar (lógico), ter sempre tempo disponivel, pois nunca se sabe quando terá q trabalhar. Sempre correr atrás do que acredita. (isso vale pra qualquer área). Geralmente as pessoas de criação são ligadas a artes em geral. Cinema, teatro, exposições são alguns dos interesses. Além de muita leitura e viagens Isso ajuda a ter a mente fértil.

*Um ponto negativo da profissão
Não ter horario, já virei muita noite e muito fim de semana.

*Um ponto positivo da profissão

É uma delícia ver o que saiu da sua cabeça na rua. O salário também é bom, mas depois de muito tempo.
O reconhecimento das pessoas também é bom.

Bom, na minha opinião ele é um ótimo profissional e eu tenho orgulho de ter mantido contato com ele, infelizmente não estou conseguindo postar os trabalhos dele aqui direto no blog, mas entrem aí no site dele  que é esse aqui:
http://www.thormatsusaki.com/
e lá vocês poderão ver melhor os trabalhos que ele faz!


Espero que tenham gostado ;)

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